21/04/2008

Pequeno e Poderoso

Essa é para quem se interessa por aspectos mais técnicos e científicos da tecnologia. Os processadores são formados por transistores. Esses transistores, basicamente, ora permitem a passagem de corrente elétrica, ora não. A partir disso, criou-se toda a tecnologia digital de hoje em dia.
Pois bem, quanto menor o transistor mais eficiente tende a ser o chip. Atualmente, a Intel - que lidera com folga essa corrida pela miniaturização - trabalha com transistores de 32 nanômetros, que devem chegar ao mercado na forma de processadores no ano que vem.
O que cientistas ingleses conseguiram foi produzir um transistor que mede apenas 1 nanômetro. É algo tão pequeno que é simplesmente inimaginável - mas que continua a desempenhar seu papel básico de conduzir corrente elétrica.
O transistor é feito com uma material novo, chamado grafeno, e oferece vida mais longa ainda à famosa Lei de Moore. Segundo um dos fundadores da Intel, o tamanho dos transistores cairia constantemente à sua metade a cada dois anos. Mas, o próprio Moore vinha alertando para um limite da sua previsão. Agora, com a nova descoberta, sua previsão deve se estender por mais tempo ainda.

Nenhum comentário: