01/03/2008

Fraudes na Internet


A nova mania da internet, e diga-se de passagem muito bem bolada, é o envio de e-mails utilizando-se de serviços não solicitados pelos usuários.
A imagem ao lado foi retirada de um e-mail, informando uma confirmação de Vôo que nem ao menos foi solicitada. O mais engraçado, e é aqui o ponto crucial da questão, é que havia uma mensagem abaixo informando que se não fosse do meu consentimento, que eu preenchesse um formulário em um link suspeito.
Clicando no link, um código malicioso é instalado no computador.
Esse tipo de problema ocorre com frequência, utilizando-se de nomes de empresas bastantes conhecidas. Semelhante a este da TAM, há um das lojas AMERICANAS, com o mesmo tipo de conteúdo. E-mails da VIVO, obviamente falsos, onde levam o usuário a clicar em um link que diz ter um foto-torpedo; da Polícia Federal, BRADESCO entre outros.
Uma dessas fraudes, bastante divulgada e de maior efeito por ser usado pela maioria dos internautas, é o do ORKUT, mencionando a EXCLUSÃO da conta se não for seguido os passos contido em um link .
Em quase todos os casos, programas que roubam dados de banco são instalados no computador.
Em grande parte dos casos, a falta de informação e o medo fazem com que esses links sejam clicados, instalando o vírus na máquina. Os e-mails contêm informações de compras não realizadas, com valores absurdos que amedrontam o leitor, causando uma impressão maior nos fatos, que por conseqüência acabam abrindo os conteúdos do e-mail.
Nunca abram links suspeitos. Verifique se o que está sendo aberto confere com o site informado antes mesmo de clicar: coloque o mouse sobre o link, na barra de STATUS, que fica acima da barra de tarefa, irá conter o verdadeiro site a ser aberto.
Entretanto, use do bom senso. Se não tirou foto nenhuma, porque abrir aquele e-mail dizendo que você está lá?
Seja esperto e informado. A segurança de seus dados agradece.

Nenhum comentário: